II Semana Jurídica da UniAlfa começa na próxima segunda-feira

A Faculdade UniALFA de Umuarama está prestes a sediar um evento de destaque no campo jurídico. A II Semana Jurídica, com o tema “Direito,Justiça e Novas Tecnologias”, começa na próxima segunda-feira, 28, prometendo enriquecer o conhecimento dos acadêmicos, bem como trazer luz aos assuntos prementes que moldam o cenário jurídico contemporâneo.
O evento será realizado no recém-inaugurado auditório Professor Luiz Carlos Rodrigues, na UniAlfa, proporcionando um espaço propício parapalestras e discussões aprofundadas. A II Semana Jurídica não é apenas um marco no calendário acadêmico, mas também uma comemoraçãoem homenagem ao Dia do Advogado, celebrando os profissionais que ajudam a moldar o sistema jurídico.
O foco principal deste evento é a interseção entre o Direito, a Justiça e as Novas Tecnologias, refletindo sobre como esses elementos se entrelaçam e influenciam a prática jurídica moderna.
Dentre os palestrantes, Christhian Rodrigo Pellacani, presidente da OAB-PR Subseção Umuarama, irá conduzir a cerimônia de abertura. Além disso, a presença de palestrantes como o delegado da Polícia Federal Alexander Boeing Noronha Dias e o perito oficial Cláudio Emanuel Castrodos Anjos prometem trazer insights valiosos sobre a carreira do delegado de Polícia Federal e o papel fundamental da perícia oficial nainvestigação e solução de casos. Já o professor e advogado Marcio Guedes Berti, irá abordar o tema Processo Penal e provas digitais.
A programação também abordará tópicos de crescente relevância na área jurídica contemporânea, como a Lei Geral de Proteção de Dados(LGPD) e a revolução da Inteligência Artificial no âmbito jurídico. A advogada Tatiana Manna Bellasalma e Silva, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Unifatecie, irá desvendar os desafios da proteção de dados na era digital, enquanto o advogado eprofessor Ricardo da Silveira e Silva explorará a Justiça 4.0 e a impactante presença da Inteligência Artificial.
A II Semana Jurídica ainda trará à tona questões cruciais relacionadas à proteção integral de crianças e adolescentes vítimas de violência. Otema será abordado pela juíza de direito substituta do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Maristela Aparecida Siqueira D’Aviz. Além disso,a advogada e professora Adriane Cordeiro Trevisani irá falar sobre a área de perícia judicial com ênfase em documentoscopia, trazendo umenriquecimento prático para a formação dos acadêmicos.
O evento culminará com uma discussão instigante sobre a função punitiva da responsabilidade civil em contratos bancários, conduzida peloJuiz de Direito Leonardo Grilo Menegon. Encerrando com chave de ouro, o advogado e professor Paulo Roberto Pegoraro Júnior trará umaperspectiva sobre tecnologias disruptivas, como Blockchain e Criptomoedas, e seu impacto nas relações negociais.

O coordenador do curso do Direito da UniAlfa, Prof. Cleberson Oliveira, salienta que a discussão e interação proporcionadas pela Semana Jurídica geram não apenas conhecimento, mas também levam a novas pesquisas e perspectivas no campo do Direito.