Advocacia umuaramense clama por fim da violência contra a mulher na caminhada do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

A advocacia umuaramense marcou presença na caminhada do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, realizada na manhã deste sábado (22/7), na Praça Miguel Rossafa, em Umuarama. A mobilização contou com a presença do presidente de Subseção de Umuarama Christhian Pellacani.

A ação integrou a Campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, que busca promover ações de prevenção e conscientização sobre a violência contra a mulher. Atos semelhantes foram realizados simultaneamente em outros 80 municípios paranaenses, com grande adesão da advocacia em todo o estado.

A concentração teve início às 11h30. Ao meio-dia, os manifestantes saíram em caminhada pela Avenida Paraná, até a Praça Arthur Thomas e retornaram, portando faixas e balões brancos, buscando atrair a atenção da população para a causa.

Os representantes da advocacia umuaramense presentes no ato levaram uma faixa com as palavras “Basta! Advocacia paranaense unida no combate ao feminicídio”.

Basta

O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi instituído pela Lei 19.873/2019, em memória da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava, vítima desse crime. Os dados apontam para a gravidade da situação no estado. Em 2022, foram registrados pelo Tribunal de Justiça do Paraná 44.493 casos de violência doméstica. Foram 274 casos de feminicídio ou tentativas de feminicídio. Mais de 30 mil mulheres receberam medidas protetivas de emergência aplicadas pelo TJ-PR no ano passado.