A seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Paraná está alertando a população sobre o chamado “golpe do falso advogado”. De acordo com o Christhian Pellacani, Presidente Subseção da OAB de Umuarama, ao menos 2 pessoas quase foram alvos da quadrilha na Capital da Amizade.
O modus operandi da quadrilha é relativamente simples: O criminoso estabelece contato com a vítima através do WhatsApp informando dados reais do processo em andamento, requisitando que entre em contato através de um número de telefone, alegando ser o advogado responsável pelo caso. Assim que a pessoa faz o contato, inicia-se uma série de demandas e pagamentos para que o valor supostamente ganho na ação seja liberado.
Um dos fatores que contribuem para que a vítima caia no golpe são os dados reais apresentados pelos estelionatários sobre os processos tramitando na Justiça. “Essas pessoas (golpistas) extraem dados dos tribunais, onde constam o tipo de processo, o número de ação, o nome da parte e até em alguns casos os telefones”, afirma a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.
Em conversa ao OBemdito, Pellacani afirmou que, a princípio, as vítimas dos golpes aplicados em Umuarama não tiveram nenhum valor subtraído. “Eles desconfiaram da situação e entraram em contato com os seus advogados que alertaram: ‘Não, isso aí é golpe, nem responda’”.
Na primeira fase da campanha, os advogados em todo o estado estão sendo orientados a adotar alguns passos de precaução para que seus nomes não sejam utilizados indevidamente e nem seus clientes sejam vítimas de golpe.
O primeiro passo é atualizar o cadastro na seccional. Assim, caso o cliente precise entrar em contato com seu advogado ou sua advogada para confirmar informações, ele conseguirá se comunicar com facilidade.
A segunda medida é avisar os clientes sobre a possibilidade desse tipo de abordagem, explicando que nenhum pagamento deve ser realizado por boleto ou Pix sem a confirmação da procedência com a equipe do escritório. É importante informar os números de contato e, se possível, as pessoas que devem confirmar esse tipo de informação.
Outra ação importante é denunciar caso o profissional seja vítima desse de golpe ou outros similares, com a utilização de seu nome indevidamente ou com a abordagem a seus clientes para atos de má fé.
A OAB Paraná está disponibilizando um canal para denúncias no site da seccional e adotará diversas iniciativas de comunicação para conscientizar a advocacia sobre a importância de prevenir esse tipo de golpe.