No dia 14 de dezembro de 1972, em reunião do Conselho Seccional da OAB/PR, foi deliberada a criação da subseção da OAB Umuarama, que até então fazia parte de Maringá.

O passo seguinte foi a nomeação, pelo Conselho da OAB Paraná, do presidente provisório e sua diretoria. A posse da primeira diretoria, que tinha como presidente Luiz Sérgio de Toledo Barros, Wagner Brussolo Pacheco como vice-presidente, Ivo Shizuo Sooma, secretário, e Joaquim Bastos, tesoureiro, bem como a instalação oficial da Subseção, foram realizadas em sessão solene na Câmara Municipal de Umuarama, às 10 horas do dia 28 de maio de 1975. A sessão histórica foi presidida por Newton José de Sisti, presidente em exercício da seccional da OAB/PR.

Empossada a primeira diretoria, o passo seguinte foi organizar a entidade e preparar a eleição, que aconteceria no ano de 1976. Com duas chapas na disputa, venceu a liderada por Luiz Sérgio de Toledo Barros.

Na época de sua fundação, a OAB Umuarama abrangia a região de Cianorte a Guaíra e da barranca do Rio Paraná a Goioerê, se constituindo como umas das subseções com maior extensão territorial do Paraná, o que era um grande desafio para os primeiros dirigentes tornarem efetiva a presença da entidade.

Nas primeiras gestões, os dirigentes carregavam a entidade embaixo do braço, dentro de uma pasta. Afinal, não havia uma sede física. As reuniões normalmente aconteciam nos escritórios dos respectivos presidentes ou de outro integrante da diretoria.

A primeira sede foi uma modesta sala comercial alugada, de cerca de 50 metros quadrados, no 5º andar do Edifício Centro Comercial, na atual praça Hélio Romagnoli. O espaço era dividido em recepção, setor de processo disciplinar, dois banheiros e uma cozinha pequena.

Foi no final da primeira gestão do presidente Gabriel Soares Janeiro, dia 24 de dezembro de 2000, que o presidente da OAB Paraná, Edgar Luiz Cavalcante de Albuquerque, assinou a autorização de início da construção da atual sede. Um prédio com 620 metros quadrados, em dois pavimentos, localizado na Rua Desembargador Antônio Ferreira da Costa, n.º 3660, inaugurado no dia 05 de agosto de 2003.

A construção da sede foi o grande marco da advocacia umuaramense e da região. Tornou-se ponto de encontro dos advogados, que tinham agora local onde eram oferecidos diversos serviços e ocorriam os grandes eventos e debates, além de espaço de socialização.

Além dos citados acima, também presidiram a subseção da OAB Umuarama os advogados Wagner Brussolo Pacheco, Ivo Shizuo Sooma, José Jorge Novaes de Castro, Ahmad Abdallah, Celso Hiroshi Iocohama, Aldo Henrique Alves, Ricardo Soares Mestre Janeiro e Christhian Rodrigo Pellacani, e a advogada Andréa Grassetti Pacheco Guimarães.

A grande verdade é que o trabalho da OAB Umuarama, como o de nossas coirmãs, é uma obra inacabada, realizada a muitas mãos e com a coragem e o suor de homens e mulheres que acreditam numa sociedade melhor. Então, essa história continua…