A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, abriu na manhã desta quarta-feira (26/7) a solenidade de compromisso de 15 novos advogados realizada em Umuarama. Ao dirigir-se ao grupo, a presidente destacou a importância da solenidade. “O compromisso de hoje será renovado a cada dia”.
“Receber a credencial é um rito de passagem. É sempre com muita emoção que acolhemos os novos colegas, pois sabemos quanto empenho e quantas dificuldades e partilhas ocorreram para cada um até que este dia chegasse. Tudo neste tempo em que o mundo está tão complexo, polarizado, repleto de opiniões radicais. Isso nos leva a nos questionar sobre nosso papel. Mas quero me ater a duas palavras que acabam de ser prometidas: realizar a advocacia com dignidade e independência”, recomendou.
A presidente valeu-se de um poema de Fernando Pessoa para recomendar uma entrega plena à profissão. “Põe quanto és no mínimo que fazes”, recitou. A advogada mencionou também Sobral Pinto e sua célebre frase — “A advocacia não é profissão de covardes” – para ilustrar o ato de desagravo realizado em Umuarama no início da manhã desta quarta-feira em favor do advogado Roberto Maximiano Cunha Sobrinho. “Falar pelos que não têm voz, trabalhar por Justiça, defender o Estado Democrático de Direito. Eis nossa missão. Para cumpri-la, contem com a OAB Paraná”, afirmou. Marilena Winter também convidou os novos profissionais a participar da jornada de valorização da advocacia a ser realizada na OAB Umuarama na tarde desta quarta-feira, seguindo ainda semana para Loanda e Paranavaí.
Presenças
Compuseram também a mesa o vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Estevão Deneka; a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Kelly Cristina de Souza; o presidente da OAB Umuarama, Christhian Rodrigo Pellacani; o vice-presidente da subseção, Alessandro Dorigon; a secretária-geral Franciellen Bertoncello de Carvalho; o secretário-geral adjunto Paulo Cesar de Sousa, a tesoureira Juliana Conter Pereira Kroben; os conselheiros estaduais Ricardo Soares Mestre Janeiro e Valéria Gonçalves e ainda o secretário administrativo do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da seccional, Gabriel Soares Janeiro. Durante a cerimônia, a presidente Marilena Winter fez questão de ressaltar que representantes do sistema OAB se deslocaram de diferentes pontos do estado para estar em Umuarama nesta data.
Coube a Lorenzo Barbosa Parado Verri ser o orador do juramento. As saudações dos compromissandos foram feitas por Marcia Gomes da Silva Martins e Lucas Augusto Pagani. “Agora é fazer com que a Justiça seja nosso norte”, resumiu Marcia. “A advocacia começa no meu coração com o personagem Atticus Finch, de ´O Sol é para todos´ e sua exaltação da coragem”, relatou Pagani.
Mensagens
Em seguida, dirigentes do sistema OAB se dirigiram aos presentes. Natália Juliani Campana, presidente da Comissão da Advocacia Iniciante (CAI) de Umuarama frisou que a subseção oferta uma boa estrutura para a jornada que se inicia. “Usufruam dos espaços, convênios e serviços e participem dos nossos eventos, campanhas e comissões. Vocês ganham e ao mesmo tempo fortalecem nossa instituição”, argumento, reforçando em seguida o convite para que todos participem do evento de valorização da advocacia programado para a tarde.
Kelly Cristina de Souza, da CAA-PR também falou aos novos advogados. “Além dos benefícios estatutários, temos na Caixa projetos de saúde física e mental. Um dele é um novo programa de telemedicina totalmente gratuito. Temos também uma forte estrutura de apoio ao exercício profissional. Contem com a Caixa de Assistência dos Advogados!”, conclamou.
A presidente da OAB Paraná endossou a mensagem e frisou que a Caixa trabalha pela advocacia, mas também está atenta às necessidades da sociedade. Como exemplo, citou as campanhas de doação de sangue promovidas pela CAA. “A Caixa chama e a advocacia sempre responde positivamente”, disse ela.
Virtudes
Na saudação aos colegas, Pellacani deu valiosas recomendações. “Neste dia em que se integram à nossa subseção me sinto honrado, mas também preocupado ao cumprimenta-los. Honrado por representar uma das instituições mais respeitadas do Brasil, a OAB. E preocupado com o que lhes dizer. Por isso, me socorro com as palavras do advogado português Ary dos Santos, que recomenda para nossa profissão virtudes como força, paciência e coragem. Sejam sempre éticos e honrados com sua profissão e sua consciência”, aconselhou.
Pelacani ressaltou a importância da urbanidade e citou o desagravo realizado na manhã desta quarta-feira como importante ato de vigilância permanente da advocacia por suas prerrogativas.