Presidente do TRT-PR participa de“despedida” do juiz Irã Alves da Justiça do Trabalho

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, desembargadora Ana Carolina Zaina participou na manhã desta quinta-feira (6) da cerimônia que marcou o encerramento dacarreira do juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Umuarama Irã Alves dos Santos, após 30 anos de magistratura, sendo 28 anos exercidos na Capital da Amizade. O evento foi na sede da Justiça do Trabalho da cidade e contou com a participação de magistrados, procuradores,advogados e servidores públicos.

“O dr. Irã com certeza é símbolo de credibilidade e estabilidade para a Justiça do Trabalho em Umuarama. Ele mora no meu coração fraternalmente”, salientou a presidente do TRT. Ela também salientou a importância dos elevados índices de composições realizadas entre as partes nas demandas trabalhistas.

Atualmente a jurisdição da Justiça do Trabalho de Umuarama atende a 23 municípios da região e é a sétima com maior do Estado. “Quando cheguei aqui tínhamos 1.200 sentenças para despachar. Hoje estou saindo deixando no máximo 5 e dentro do prazo, para o meu sucessor”, salientou o magistrado Irã Alves. Por 28 anos ele atuou a frente da 1ª Vara do Trabalho.

Foi em sua gestão que o órgão construiu uma sede própria, no Centro Cívico e foi ampliada com uma segunda vara para garantir a agilidade nas demandas. Estimativa dos magistrados locais é que um processo leve em média 90 dias entre seu início até um sentença em primeiro grau. Esse prazo no passado chegou a mais de dois anos.

Além de Irã Alves, a Justiça do Trabalho local conta com os magistrados Camila Gabriela Greber Caldas, titular da 2ª Vara do Trabalho e os substitutos Moacir Antônio Olivo (2ª VT) e Celso Medeiros de Miranda Júnior (1ª VT).

A cerimônia de despedida foi marcada pela descontração e pelas homenagens prestadas principalmente por advogados. A fila foi aberta por Sérgio Luiz de Toledo Barros, um dos mais antigos em atividade atualmente na cidade. Ele salientou as qualidades profissionais e pessoaisde Irã Alves, como a humanidade, o grande coração e a competência. Foi seguido pelo presidente da Subseção da OAB Umuarama Christhian Pellacani, o ex-presidente da entidade Gabriel Janeiro, o juiz Celso Medeiros e o advogado Edson Cazarin.

A reportagem original pode ser encontrada no link https://ilustrado.com.br/presidente-do-trt-pr-participa-de-despedida-do-juiz-ira-alves-da-justica-do-trabalho/

Em tempo, Dr. Irã enviou um recado a toda advocacia de Umuarama e região, pedindo desculpas por não ter convidado a todos pois era assim que gostaria de ter feito.