Umuarama Celebra o Rotaryday com Serviços Gratuitos para a Comunidade

No domingo (25/02/2024), a cidade de Umuarama testemunhou a celebração do 119º aniversário do Rotary Internacional, um evento marcado pela participação ativa das comissões de Advocacia Previdenciária, Direitos Humanos, Direito de Família e Igualdade Racial e Social da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Umuarama. O Rotaryday, como é popularmente conhecido, reuniu membros dos clubes Umuarama, Umuarama Catedral, Capital da Amizade, Rotaract, Rotaract Xetás, Interact e a Associação Casa da Amizade em uma jornada de solidariedade e serviços à comunidade.

Este ano, o evento foi não apenas uma celebração, mas também uma oportunidade de oferecer uma variedade de serviços gratuitos à população. Entre os destaques, estiveram o teste de visão, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia e colesterol, todos essenciais para a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Além disso, houve consultoria e plantão de dúvidas sobre o Microempreendedor Individual (MEI), elaboração de currículo, impressão da folha espelho do Cadastro Único (CRAS), oferecendo suporte importante para a inserção e manutenção no mercado de trabalho e sistemas de assistência social.

A contribuição cultural e social também teve seu espaço garantido, com ações culturais, design de sobrancelhas e recreação com brinquedos, garantindo um dia de entretenimento e lazer para as famílias presentes. Para as crianças, a escolinha de educação para o trânsito e a simulação de circuito foram atividades que combinaram diversão com aprendizado sobre segurança viária.

A cerimônia de abertura foi embalada pela apresentação da Banda Municipal 26 de Junho, que com seu repertório variado, atraiu e encantou os presentes, marcando o início das festividades.

A iniciativa do Rotaryday, apoiada pelas comissões da OAB de Umuarama, reflete o compromisso com o bem-estar e desenvolvimento da comunidade local. Através da oferta de serviços essenciais e atividades de lazer e educação, o evento fortalece os laços comunitários, promove a saúde e o bem-estar e reafirma a importância da solidariedade e do voluntariado.

A cidade de Umuarama, por meio dessas ações, destaca-se como um exemplo de comunidade que se une em prol do coletivo, celebrando não apenas o aniversário de uma das mais significativas organizações de serviço voluntário do mundo, mas também o espírito de cooperação e ajuda mútua que define sua população.